Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Fenómeno Maddie







Muito se tem escrito, falado, criticado e apontado acerca do tema do momento: o desaparecimento da pequena Maddie. A imprensa tem dado uma cobertura feroz ofuscando por completo outras noticias. Muita crítica a todo este mediatismo relativamente a esta criança quando pouco ou nada se ouve acerca dos restantes meninos e meninas ainda desaparecidos em Portugal.

Ao longo dos anos tenho minimamente acompanhado os esforços da mãe do Rui Pedro, que movida pelo amor ao filho e pelo sofrimento inexorável e visível não tem descansado.

Pois é um amor semelhante e um sofrimento igualável que, na minha opinião, faz mover todos os passos do casal McCann. É a meu ver o terror de ver a sua filhinha tornar-se, também ela mais um ficheiro numa lista e uma fotografia num cartaz de rostos infantis com a palavra que faz tremer o coraçaõ de qualquer pai, que leva este casal a usar todo e qualquer meio mediatico como um grito silencioso de desespero tendo como objectivo que "todo o mundo procure por Maddie".
A realidade é que na sociedade moderna e na qual todos nós nos inserimos e somos (uns mais outros menos) membros activos - assim que as imagens, as noticias, o "espectáculo" não nos é entregue numa bandeja o esquecimento, o passar à frente das coisas é normal e acontece à velocidade luz.
A diferença no caso da Maddie e do Rui Pedro é a resposta mediática, já que a situação de base é a mesma. É que o desaparecimento do Rui Pedro ou de qualquer outra das 8 crianças ainda desaparecidas em Portugal não aconteceram num complexo turístico e não foi preciso demonstrar ao mundo que se está a trabalhar no sentido de encontrar pistas, testemunhas, suspeitos, adns etc. As crianças portuguesas desaparecidas não tiveram a capacidade de encher títulos de jornais e ocupar tempos de antena nacionais, quanto mais internacionais.
Entendamos, respeitemos e aceitemos o desespero e a tentativa feroz do casal McCann de não deixarem esmorecer o interesse mediático pela sua filhinha. Gritemos a plenos pulmões e para quem quiser ouvir: Não desistam dos outros meninos e meninas, não deixem que o esquecimento os remeta aos armários de arquivo.

2 comentários:

Unknown disse...

Hoje 08/09/07 muita coisa parece ter mudado nesta história que parece ser mais triste do que parecia ser!

Angela B. disse...

Num país onde a justiça não funciona esperemos para ver ....